Uma condição que afeta a saúde do sono e ainda sem cura definitiva. Mas, quando tratada corretamente permite que o paciente conviva com maior conforto e bem-estar
Uma boa noite de sono é fundamental para a manutenção da saúde do organismo, e o bem-estar geral. Porém, alguns fatores podem prejudicar a saúde do sono. Entre os casos mais comuns, podemos destacar a Apneia do Sono, uma condição que afeta um a cada cem homens e duas a cada cem mulheres na meia idade. Embora ainda não exista cura, é possível tratar a apneia, garantindo uma melhor condição e qualidade de vida.
O que é Apneia do Sono?
A Apneia do Sono é um distúrbio que tem por característica constantes interrupções da respiração de forma temporária durante o sono, que pode levar de segundos até minutos. Resultando em sono fragmentado e exaustivo.
Existem três formas de Apneia do Sono: obstrutiva, central e mista.
- Apneia Obstrutiva do Sono (AOS): A mais comum, causada pelo relaxamento excessivo do músculo da garganta, provocando bloqueio parcial ou completo das vias respiratórias durante o sono.
- Apneia Central do Sono (ACS): Acontece quando o cérebro falha ao enviar sinais para os músculos responsáveis pela respiração, fazendo com que a respiração aconteça de forma incorreta.
- Apneia Mista do Sono: Combina características de apneia obstrutiva e central, resultando em ausência de respiração e consequentemente, afetando a saúde.
Principais causas e sintomas da Apneia
As causas da Apneia do Sono podem variar, existindo diversos fatores que influenciam em seu agravamento. Entre eles podemos destacar:
- Obesidade
- Histórico familiar
- Avanço da idade
- Alto consumo de álcool e tabaco
Entre os sintomas mais comuns da Apneia do Sono, podemos citar:
- Ronco alto
- Sonolência diurna
- Irritabilidade
- Falta de concentração
- Dores de cabeça
- Problemas cardiovasculares
Como é feito o diagnóstico e o tratamento
O diagnóstico da Apneia do Sono é realizado através do monitoramento detalhado durante a noite. E quando diagnosticado, são identificados os cuidados adequados para cada situação.
O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, alguns hábitos e perder peso. Como também, o uso de aparelhos específicos para uma boa noite de sono, como CPAP, BiPAP ou VPAP, que auxiliam na manutenção das vias respiratórias.
Uma vida mais saudável
A apneia do sono ainda não possui cura, porém, quando tratada corretamente é possível ter melhor qualidade de vida, através de medidas que reduzem os impactos na saúde.
- Mudanças no estilo de vida: Dormir cedo, alimentação balanceada e não consumir álcool e bebidas energéticas antes de dormir fazem diferença para uma boa noite de sono.
- Higiene do sono: Deve-se criar um ambiente adequado, confortável e relaxante, além de manter horários regulares para se deitar.
- Uso correto dos equipamentos: Pacientes que utilizam CPAP e outros dispositivos, é muito importante que sigam corretamente as orientações médicas e utilizem o aparelho como prescrito, contribuindo para uma noite mais saudável e tranquila.
- Acompanhamento médico: Consultas regulares com especialistas em medicina do sono, são fundamentais para acompanhar as condições da saúde e ajustar o tratamento de acordo com as necessidades.
Conte com a Inova Saúde Center para cuidados do sono:
Temos o compromisso com a saúde e bem-estar de nossos pacientes. Para isso, contamos com uma equipe de fisioterapeutas do sono, aptos para oferecer o cuidado personalizado para cada paciente, através de soluções humanizadas no tratamento da apneia do sono e outros distúrbios.